quarta-feira, 1 de julho de 2009

É de Ribeirão o novo campeão brasileiro de Jiu-Jitsu


Ricardo “Demente” venceu todas as lutas por finalização e levou o título nas categorias superpesado e absoluto

Depois de três anos fora dos tatames por decepções com pessoas ligadas ao esporte e pelas dificuldades de patrocínio, o atleta Ricardo “Demente”, de Ribeirão Preto, deu a volta por cima e conquistou o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu na categoria superpesado. Foram sete lutas e sete vitórias, todas por finalização (quando o oponente recebe um golpe, como uma chave-de-braço ou imobilização, e, sem chances, desiste). Foi o sétimo título nacional do lutador, que também se sagrou campeão no absoluto (disputa entre atletas de todas as categorias).

Realizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), a competição aconteceu no final de semana, no complexo do Ibirapuera, em São Paulo, com a participação de mais de 1.500 lutadores de todo o país, nas diversas categorias. Na final, Ricardo Demente (Robson Moura Team) venceu o lutador Filippe Mattos (Liboni). Já no absoluto, o lutador de Ribeirão superou o atleta Isaque Paiva. Ricardo Demente volta aos tatames no início de junho, no campeonato mundial, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

“Posso dizer que é uma vitória da superação, de quem acredita na vida”, afirma Ricardo Demente, bicampeão mundial da modalidade em 2001 e 2003. “Mas nada disso teria acontecido sem a ajuda de amigos e de pessoas que valorizam o esporte e as artes marciais. O resultado está aí, mais um título para Ribeirão e mais um em especial para minha carreira”, desabafa.

Sem expectativa de voltar a competir, Ricardo Demente ganhou força com o patrocínio das marcas Medicar, GSN Nutrição Esportiva, Clic Soluções de Automação de Clubes, Clube Vale do Sol, Acquaflora Cosméticos e Esporte na Veia Marketing Esportivo, do empresário José Carlos Golfeto Sica Calixto. “Temos consciência de que atletas como o Ricardo precisam de apoio, e o esporte, de maneira geral, merece mais atenção das empresas e dos governos, pois é uma forma de dar oportunidade às pessoas e de formar cidadãos”, ressalta José Calixto.

Equipe – O atleta de Ribeirão tem supervisão técnica dos professores Jean Rotondaro e André Uschirobira (líderes da equipe Robson Moura de Jiu-Jitsu & MMA), e acompanhamento do preparador físico Luiz Armando. Os treinos são realizados na Academia Winner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário